"Conheça curiosidades do canal dentário"
O Que É Tratamento De Canal ?
Um dentista ou endodontista realiza o tratamento de canal para tratar problemas relacionados com a parte central do dente, a polpa dentária. No passado, dentes com polpas comprometidas eram frequentemente extraídos. Atualmente, o tratamento de canal confere aos dentistas uma maneira segura de salvar dentes.
A polpa dentária é o tecido mole que contém nervos, vasos sanguíneos e tecido conjuntivo. Ela está localizada no interior do dente e se estende da coroa dentária à ponta da raiz dentária. A raiz dentária está inserida dentro do osso da maxila ou mandíbula.
Quando a polpa está doente ou sofreu lesões e não consegue se recuperar sozinha, ela necrosa. As causas mais comuns de necrose pulpar são fratura dentária ou cárie dentária profunda. Esses dois problemas podem permitir que bactérias entrem na polpa, causando uma infecção dentro do dente.
Se o problema não for tratado, forma-se uma coleção purulenta (pus) na ponta da raiz dentro do osso maxilar ou mandibular, chamada de abscesso. Um abscesso pode causar danos no osso ao redor do dente. Quando a polpa infectada não é removida, podem resultar dor e edema (inchaço). Alguns subprodutos da infecção podem causar lesões nos ossos maxilares. Sem tratamento, seu dente pode precisar ser extraído.
O tratamento de canal, geralmente, requer de uma a três visitas. Durante o tratamento, um dentista clínico geral ou endodontista (dentista especializado em problemas da polpa) remove a polpa comprometida. A câmara pulpar e o canal radicular do dente são desinfetados e obturados.
Um dente restaurado pode durar a vida toda se você continuar a cuidar dos dentes e gengiva. Entretanto, check-ups regulares são necessários. Uma vez que a raiz dentária de um dente tratado é nutrida pelos tecidos ao seu redor, seu dente permanecerá saudável.
"Compreensão"
Um tratamento de canal consiste em uma série de passos que,dependendo da situação podem exigir mais visitas ao consultório odontológico.Esses passos incluem:
O endodontista examina os dentes e podem solicitar uma radiografia.Após a avaliação,é marcada uma consulta para o início do tratamento.
Um clipe de borracha é normalmente posicionado sobre o dente afetado para isolá-lo e mantê-lo livre da saliva.
O endodontista pode remover a polpa contaminada de um dente,procedimento chamado pulpectomia.
A seguir,a câmara da polpa e os canais da raiz são limpos e preparados para inserção de um material de preenchimento,chamado de guta-percha.
Caso mais de uma visita seja necessária,coloca-se uma restauração temporária na cobertura da coroa para proteger o dente entre as visitas ao consultório.
Na etapa final,coloca-se uma coroa sobre o dente para restaurar sua forma e aparência natural.Caso o dente esteja quebrado,pode ser necessário um pino para arrumá-lo antes de posicionar uma coroa.
"Planejamento"
Muitas pessoas têm medo de que um tratamento de canal seja doloroso, algo que era verdade no passado. Agora, com técnicas anestésicas e cirúrgicas avançadas, fazer um tratamento de canal é tão tranqüilo quanto fazer uma restauração. Normalmente, dentes com lesões muito profundas são os causadores de dor no dente, e um tratamento de canal pode ser a solução para este problema. Caso não seja tratado, a polpa infectada pode causar um abscesso no dente e pode destruir o osso ao redor dele.
Um dente tratado e restaurado pode durar uma vida inteira, quando bem cuidado. Tratamentos de canal possuem altas taxas de sucesso e são significativamente mais baratos que métodos alternativos, como extração de dente e substituição de ponte ou implante.
Porém, cárie dentária pode ocorrer mesmo em dentes tratados. É necessário ter uma boa higiene bucal e fazer exames dentários regulares para prevenir problemas.
Para determinar se o tratamento de canal foi bem sucedido ou não, os dentistas costumam comparar novos exames de radiografia com os feitos antes do tratamento. Essa comparação revela se o osso continua reabsorvido ou está se regenerando.
Normalmente, uma infecção que não foi totalmente removida é a principal causa para um tratamento endodôntico mal-sucedido. Nestes casos, é feita um retratamento endodôntico, procedimento em que a obturação é removida e um material de preenchimento novo é inserido.
Cuidando sempre de você,e o seu sorriso em primeiro lugar!
Deseja fazer um Plano com segurança,tranquilidade e economia?
Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000 Acesse: www.amilzinhodental.com.br |
Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário