sexta-feira, 29 de julho de 2016

O Quanto É Seguro O Clareamento De Dentes?


























 
Após uma década de pesquisas, métodos clareadores provaram-se seguros e eficazes. Vários produtos disponíveis hoje no mercado não apresentaram reações adversas em dentes ou gengiva após longos testes clínicos e laboratoriais. Tenha a certeza de procurar produtos clinicamente testados, siga as instruções e consulte um profissional da área odontológica.
No passado, as concentrações de ingredientes clareadores mais altas, utilizadas em consultório, resultavam em maior sensibilidade. Entretanto, hoje com os géis clareadores são bem tamponados, a sensibilidade não é mais um problema. Ela pode ocorrer após os procedimentos de clareamento, especialmente quando os indivíduos comem alimentos quentes ou frios, mas normalmente ela desaparece após 48 horas e cessa completamente com o final do tratamento.
Caso você tenha sensibilidade, existem várias maneiras de ajudar a eliminá-la:
  • Caso esteja usando um aplicador de moldeira, use por um tempo mais curto.
  • Escove os dentes com creme dental para dentes sensíveis que contém citrato de potássio e que ajuda a acalmar as
  • terminações nervosas destes.




  • Peça um produto com flúor a seu dentista ou farmacêutico, que auxilia na remineralização dos dentes. Aplique o flúor nos dentes, ou coloque-o em sua moldeira durante quatro minutos antes e depois do clareamento.
  • Interrompa o clareamento de seus dentes por alguns dias a fim de permitir que eles se adaptem a esse processo.
  • Dentro de 24 horas a sensibilidade irá ceder. Quanto mais clarear os dentes, menos sensibilidade terá.
  • Em alguns casos, seu dentista poderá desestimulá-lo a clarear os dentes:
  • Se você tiver doença da gengiva, dentes com esmalte desgastado, cáries ou dentes sensíveis em particular.
  • Se você estiver grávida ou amamentando.
  • Se você tem coroas da cor do dente, jaquetas ou qualquer outro tipo de restaurações nos seus dentes frontais e que não podem ser clareados.






Deseja ter sua boca com Saúde, Economia e Qualidade?

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br
    

  Faça o melhor plano                      odontológico do Brasil!!


















Manifestações Orais Da Doença Celíaca:Questões Dentárias E Outras.



Header Image























A doença celíaca é uma doença autoimune, de acordo com a Celiac Disease Foundation, e afeta cerca de uma a cada 100 pessoas em todo o mundo. Pessoas que possuem a doença são incapazes de digerir o glúten, uma proteína presente em grãos como o trigo e a doença danifica seus intestinos delgados de tal forma que dificulta a absorção de nutrientes vitais pelo organismo.
Embora seus efeitos sobre o sistema digestivo sejam bastante conhecidos, você pode se surpreender ao saber que a doença celíaca possui várias manifestações orais: defeitos nos dentes, ressecamento da boca e aftas estão entre as mais comuns.
A qualidade do esmalte pode se tornar um problema para quem sofre da doença celíaca, segundo a Celiac Disease Awareness Campaign, o que pode estar relacionado à descoloração ou ao desenvolvimento precário. Dentes com esmalte descolorido normalmente possuem pontos amarronzados, amarelados ou mesmo esbranquiçados. O esmalte mal formado, por sua vez, é encaroçado ou listrado, e os dentes podem ser mais translúcidos do que opacos.
Infelizmente, defeitos no esmalte causados pela doença celíaca são permanentes. Portanto, eles não desaparecerão se você iniciar uma dieta livre de glúten. Seu dentista poderá, assim, ser capaz de lidar com essa situação por meio de folheados ou adesivos dentais.







SÍNDROME DA BOCA SECA





A síndrome da boca seca é exatamente o que seu nome diz – a freqüente sensação de que sua boca está muito seca. Essa situação pode ser causada pela síndrome de Sjogren, uma doença autoimune que ataca suas glândulas salivares e que pode ocorrer ao mesmo tempo que a doença celíaca. De acordo com a National Foundation for Celiac Awareness, entre 4,5 e 15% das pessoas com doença celíaca também possuem a síndrome de Sjogren.

Quando seu corpo não produz saliva o suficiente, você normalmente tem dificuldades para mastigar e engolir alimentos. Também pode dificultar a dicção. A síndrome não é apenas incômoda; é uma preocupação médica. Uma vez que a saliva auxilia a manter os dentes limpos, sua insuficiência pode contribuir para o surgimento de cárie.




AFTAS


As aftas, também conhecidas como estomatites aftosas, são lesões orais incômodas que se desenvolvem em tecidos moles – interior de suas bochechas ou palato, por exemplo. Assim como o ressecamento da boca, essas lesões podem dificultar a alimentação ou a fala. De acordo com os National Institutes of Health (NIH) (Instituto Nacional de Saúde) estudos ,elas afetam de 3 a 61% das pessoas com doença celíaca.
Aftas desaparecem sozinhas, mas podem retornar mais tarde. Se suas aftas estão atrapalhando sua vida, seu dentista poderá amenizar seus sintomas com a prescrição de enxaguantes bucais ou anestésicos tópicos.
Para pessoas com doença celíaca, problemas que afetam o esmalte, a saliva ou os tecidos orais são uma causa de preocupações. Se você possui uma arcada de dentes celíacos, não ignore sua situação. O desenvolvimento de qualquer um desses sintomas orais é o motivo perfeito para consultar seu dentista para o diagnóstico e o tratamento.





Deseja ter sua boca com Qualidade, Economia e Saúde!!

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!



terça-feira, 26 de julho de 2016

Tratamento Dentário Essencial É Seguro Para Mulheres Grávidas?







Mulheres grávidas podem se submeter ao tratamento dentário essencial com segurança e receber anestésicos tópicos e locais da 13ª à 21ª semana de gestação, afirma estudo publicado em uma edição recente do The Journal of the American Dental Association.
Embora os obstetras geralmente considerem o tratamento dentário seguros para as gestantes, faltavam evidências de experimentos clínicos que corroborassem o fato. Para abordar essa questão, pesquisadores compararam resultados de segurança do Obstetrics and Periodontal Therapy Trial, no qual mulheres grávidas receberam raspagem e alisamento radicular e tratamento dentário essencial, que é definido como tratamento de cavidades moderadas a graves ou dentes fraturados ou abscedado.
Os pesquisadores distribuíram aleatoriamente 823 mulheres grávidas com periodontite para receber raspagem e alisamento radicular no período da 13ª a 21ª semana de gestação ou até três meses após o parto. Especialistas recomendam que as gestantes adiem o tratamento eletivo antes da oitava semana de gestação e durante o final da gravidez. Os pesquisadores determinaram que 483 dessas mulheres também necessitavam de tratamento dentário essencial. Trezentas e cinqüenta e uma dessas mulheres completaram todo o tratamento recomendado.




Durante o experimento, enfermeiras obstétricas revisaram as fichas médicas para monitorar as pacientes para detecção de eventos adversos. Os autores definiram esses eventos como gestações que terminaram em bebês natimortos e outros eventos adversos que não resultaram em término anormal da gravidez, incluindo hospitalizações por mais de 24 horas em decorrência de dores do parto, hospitalizações por qualquer outra razão, anomalias fetais ou congênitas e mortes neonatais.
Os resultados do estudo mostraram que “o tratamento periodontal e o tratamento dentário essencial, administrados em um período entre a 13ª e a 21ª semanas de gestação, não aumentam significativamente o risco de nenhum dos resultados adversos avaliados”, escrevem os autores. “O uso de anestésicos tópicos e locais para raspagem e alisamento radicular também não esteve associado com um risco aumentado de ocorrência desses eventos e resultados adversos”.



 



Deseja ter sua gravidez com qualidade, economia e saúde? 

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!















 O Que É Placa Bacteriana?


























O que é Placa Bacteriana?

Trata-se de uma película pegajosa e incolor, constituída de bactérias e restos alimentares que se forma sobre os dentes. É a principal causa de cárie e gengivite. Se não for removida diariamente, endurece e forma o tártaro.

Como saber se tenho placa bacteriana nos dentes?

Todos nós temos placa bacteriana porque as bactérias estão sempre presentes em nossa boca. As bactérias aproveitam os nutrientes contidos nos alimentos que ingerimos e aqueles contidos na saliva para se desenvolver. A placa causa a cárie quando os ácidos que ela produz atacam os dentes, o que acontece após as refeições. Sofrendo esses ataques repetidos, o esmalte dos dentes pode se desfazer e abrir caminho para a formação de cárie. Não sendo retirada, a placa bacteriana pode também irritar a gengiva ao redor dos dentes, causando gengivite (a gengiva fica vermelha, incha e sangra), periodontite e perda dos dentes.


Como posso evitar a formação da placa bacteriana?



É fácil evitar a formação da placa bacteriana. Basta você:
  • Escovar bem, no mínimo três vezes ao dia, principalmente após as refeições, para remover a placa bacteriana de todas as superfícies dos seus dentes.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana que se instala entre seus dentes e sob a gengiva, onde a escova não pode alcançar.
  • Limitar a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido, especialmente aqueles que grudam nos dentes.
  • Visitar seu dentista regularmente para fazer limpeza e exame completo dos dentes.












Deseja fazer um Plano com segurança,tranquilidade e economia?

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br



Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!



segunda-feira, 25 de julho de 2016

Aftas: Como Reconhecê-Las E Tratá-Las?





Quando a nutricionista clínica Kelly Dorfman descobriu que Mallory, de cinco anos de idade, possuía aftas na boca, desconforto abdominal e baixo ganho de peso, ela rapidamente percebeu que a causa era a doença celíaca. E, uma vez que essa doença autoimune está enraizado em seus genes, não era surpresa alguma que os pais de Mallory também sofriam da doença – mesmo sem o surgimento das aftas celíacas.



O que é a doença celíaca?

O distúrbio gastrointestinal encontrado em 1% da população global, a doença celíaca é mais comum em pessoas com parentes próximos que sofrem dela, de acordo com a Celiac Disease Foundation. A doença é a intolerância ao glúten, a proteína encontrada no trigo e em outros grãos como centeio e cevada. A intolerância induz o sistema imunológico do paciente a atacar o intestino delgado sempre que tiver glúten. Além do desconforto, essa resposta pode causar danos de longo prazo ao revestimento do intestino, impedindo a absorção de vários nutrientes valiosos presentes em sua alimentação.




Por que ela afeta a boca?

Resultado de imagem para Imagens de uma mulher escovando os dentes
Afinal, como uma doença gastrointestinal afeta sua boca? Quando seu sistema imunológico afeta seu intestino, ele também atinge outras áreas com tecidos modelos do corpo – uma delas é a boca. Médicos não sabem exatamente por que isso ocorre, mas o Journal of the Canadian Dental Association (Jornal da Associação Dental canadense ) sugere que ele reflete uma deficiência em vários minerais e vitaminas, causada por sua incapacidade de absorvê-los pelo estômago.*




Como identificar as aftas!

As aftas causadas por doença celíaca são muito similares a estomatite aftosa ou úlceras orais, conhecidas como “aftas". Elas ocorrem em pacientes por uma série de motivos e, normalmente, de modo aleatório. Elas surgem em diferentes formas e podem durar de uma semana a vários meses.
De acordo com o Dr. Peter H. R. Green, diretor do Celiac Disease Center na Universidade de Columbia, é possível identificar aftas causadas por doença celíaca a partir de outras lesões orais com base em:
  • Aftas esbranquiçadas na língua e nas bochechas.
  • Defeitos visíveis no esmalte do dente.
  • A presença de outros sintomas de doença celíaca, como erupções cutâneas, dores de cabeça, inchaço, diarreia e fadiga.





Quais são os tratamentos?

Os sintomas da doença celíaca normalmente diminuem ao decorrer do tratamento da doença, propriamente dita. E, uma vez que o problema começa com o glúten, seu primeiro passo é eliminar este composto protéico de sua dieta. Caso sua doença seja diagnosticada cedo, a terapia nutricional é normalmente tudo o que é necessário para auxiliá-lo na recuperação – o que pode levar pelo menos seis meses. Em alguns casos, no entanto, pacientes com doença celíaca por toda a vida precisam de fornecimento intravenoso dos nutrientes dos quais carecem para superar os danos intestinais.





Outros tipos de lesões orais

Alguns dos tipos de aftas que não estão relacionadas à doença celíaca incluem:
  • Feridas, que surge normalmente nos lábios.
  • Úlceras causadas por dentaduras, coroas e pontes mal encaixadas.
  • Lesões resultando de uma infecção por herpes viral.
  • Sapinho causado por infecções fúngicas, boca seca ou antibióticos.





Prognóstico

De acordo com a Cleveland Clinic ao evitar regularmente alimentos que contêm glúten, pessoas com doença celíaca não devem apresentar sintomas com os quais se preocupar. Aftas por doença celíaca são curadas e o desconforto abdominal é reduzido quando o corpo não precisa processar glúten. E, uma vez que seus problemas dentários resultantes da doença estejam curados, retome seu estilo normal de vida.





Deseja ter sua boca com Qualidade, Economia e Saúde!!

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!









Quais os riscos de colocar aparelho        ortodôntico apenas por estética?




Durante a adolescência a aparência física assume uma importância significativa na construção da identidade pessoal. Fatores sociais, culturais, psicológicos e pessoais influenciam na autopercepção do corpo e, inclusive, da aparência dentária. Moda, consumo e status estão interligados. Não podemos impor ou proibir um comportamento, mas podemos esclarecer as consequências de cada escolha.
A instalação dos aparelhos falsos tem sido feita por pessoas sem formação odontológica e sem o mínimo cuidado com a higiene e biossegurança. As ligaduras elásticas (borrachinhas coloridas) acumulam muitos resíduos. Sem orientação de higiene adequada e sem o acompanhamento de um profissional responsável, haverá um grande aumento de biofilme ao redor do fio e do elástico, que pode levar à descalcificação do esmalte dos dentes (manchas brancas), inflamação gengival,tártaro, sangramento, cárie e mau hálito.
O aparelho instalado sem planejamento e sem controle de um profissional habilitado pode causar movimentos inadequados dos dentes. Isso pode aumentar o desalinhamento e provocar reabsorção óssea de forma irreversível, levando até a perda de dentes.



A movimentação desordenada dos dentes compromete a oclusão, a mastigação e o funcionamento da ATM (articulação têmpora mandibular). Isso pode resultar em dores na face, de cabeça e de ouvido por causa da alteração dos movimentos dos músculos da mastigação.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), é o órgão que regulamenta todos os produtos usados em tratamentos que entram em contato com o corpo humano. Os materiais falsos, que não têm a aprovação da Anvisa, também não têm garantia de que seu uso não possa prejudicar o esmalte dos dentes e trazer lesões na mucosa da boca. Esse material pode ser tóxico, inclusive cancerígeno, e causar vários problemas à saúde - desde uma simples gengivite, retração na gengiva, até lesões que levam à perda dos dentes.O Conselho Federal de Odontologia (CFO) alerta e pede para que as pessoas não comprem e não usem aparelho ortodôntico sem a indicação de um cirurgião-dentista, pois isso prejudica a saúde bucal e, muitas vezes, causa danos sem recuperação.





Deseja colocar aparelho com segurança, qualidade e economia?

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!




Emergências Dentárias - O Que eu Devo Fazer?













Dor de Dente

  • Faça bochechos vigorosos com água morna.
  • Use fio dental para remover quaisquer alimentos presos entre os dentes. Se houver inchaço, coloque uma compressa fria no lado de fora da bochecha. Não utilize nada quente ou coloque medicamentos no dente ou gengiva dolorida.
  • Vá ao dentista o mais rápido possível.



Objetos presos entre os dentes

  • Tente remover o objeto com fio dental. Guie o fio dental cuidadosamente para evitar machucar a gengiva.
  • Se você não puder remover o objeto, procure um dentista.
  • Não tente retirar o objeto com um instrumento afiado ou pontiagudo.




Perda de dentes devido a traumas

Dentes de Leite. Leve a criança e o dente imediatamente a um dentista.
  • Coloque o dente em um recipiente com leite, água salgada ou com saliva da criança.
  • Se estes não estiverem disponíveis, use água.
Se você não puder ir a um dentista imediatamente,
  • Enxágüe levemente o dente em água morna. Não toque na raiz.
  • Para dente de leite: Não tente colocar um dente de leite de volta na cavidade. Coloque em leite frio ou em água e leve-o com você quando for ao dentista.
  • Para dente permanente: Com cuidado, insira o dente novamente de volta em seu lugar.
  • Vá ao seu dentista, se possível, nos próximos 30 minutos.



Quebra de dentes

  • Suavemente retire a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e limpe com água morna.
  • Coloque compressa fria na face, no local do dente ferido, para minimizar o inchaço.
  • Procure imediatamente um dentista.
  • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.


Mordida na língua ou na bochecha

  • Aplique pressão diretamente na área da hemorragia utilizando um pano limpo.
  • Se houver inchaço, aplique compressas frias.
  • Se o sangramento continuar, procure um pronto socorro.






Cuidando de você e do seu Sorriso com qualidade!!











Deseja ter confiança de qualidade, economia no seu Sorriso!!

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!