quinta-feira, 25 de agosto de 2016

A Verdade Sobre A Dor Do Canal Radicular







A simples menção do termo "canal" pode fazer as pessoas se contorcerem na cadeira. O procedimento tem sido abordado em filmes e situações de comédia e a maioria das pessoas provavelmente já ouviu pelo menos um amigo ou membro da família, histórias alarmantes de dor associadas a ele.
Mas todo esse medo realmente se justifica? Esse processo é tão dolorido como as pessoas pensam? De acordo com os especialistas, não, afinal, as técnicas endodônticas (ou de tratamento de canal) estão muito avançadas.



O que a causa da dor?

É preciso primeiro compreender que o tratamento de um canal radicular em si não é a fonte real da dor sentida pela maioria dos pacientes. Na verdade, o tratamento de canal tem como primeiro objetivo aliviar justamente a dor.

Resultado de imagem para Imagens de pacientes no dentista


Por outro lado, a dor de dente é, usualmente, causada por tecido lesionado ou infeccionado, como a polpa; os tratamentos de canais removem essa polpa inflamada e limpam a área,eliminando a infecção e aliviando a dor. Embora o dente e a área ao redor possam ficar doloridos por alguns dias, o dentista poderá prescrever medicamentos para aliviar os sintomas e permitir que o paciente volte ao trabalho imediatamente.




Não é melhor simplesmente arrancar o dente?

A maioria dos dentistas concorda que manter o dente natural é muito melhor do que extraí-lo e substituí-lo por uma prótese ou implante. O tratamento de canal consiste em um método em que se preserva o dente removendo a polpa inflamada, não necessitando, portanto, a extração do dente. Com as novas técnicas e tecnologias disponíveis, os tratamentos endodônticos (de canal) tem se mostrando ser cada vez mais simples e rápido ao mesmo tempo que tem apresentado taxas de sucesso cada vez maior.






Deseja fazer um plano com segurança, tranquilidade e economia?


Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br



Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!


terça-feira, 16 de agosto de 2016



Quais São Os Estágios Da Gengivite?






O que é gengivite?

A gengivite é uma inflamação da gengiva que pode progredir e atingir o osso alveolar. É este que envolve e sustenta os dentes. É causada pela presença da placa bacteriana ou biofilme dental, uma película incolor e pegajosa que se forma continuamente nos dentes. Se não for removida diariamente por meio da escovação e do uso do fio dental, a placa bacteriana pode se formar e as bactérias nela contidas poderão infeccionar não apenas a gengiva e a região ao redor dos dentes, mas acabarão por atingir o tecido abaixo da gengiva e o osso que suporta os dentes. Isto pode fazer com que os dentes fiquem amolecidos, caiam ou tenham que ser removidos pelo dentista.
São três os estágios da doença periodontal:


  • Gengivite: este é o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana que se forma na margem da gengiva. Se a escovação e o uso do fio dental diariamente não forem suficientes para remover a placa, ela produzirá toxinas que podem irritar o tecido gengival, causando a gengivite. Você pode notar algum sangramento durante a escovação e o uso do fio dental. Neste primeiro estágio da doença, o dano pode ser revertido, já que o osso e o tecido conjuntivo que seguram os dentes no lugar não foram atingidos.


  • Periodontite: neste estágio, o osso e as fibras de sustentação que mantêm os dentes em posição são irreversivelmente danificados. Ao redor da sua gengiva pode começar a se formar uma bolsa que avança para baixo da gengiva e onde ficam armazenados os detritos e a placa bacteriana. O tratamento dentário adequado e a higiene bucal minuciosa em casa, em geral, podem ajudar a prevenir danos maiores.


  • Periodontite avançada: neste estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes estão destruídos, o que faz com que os dentes migrem ou mudem de lugar ou se tornem abalados ou com mobilidade. Isto pode afetar sua mordida e, se o tratamento não for eficaz, você corre o risco de perder seus dentes.






Como saber se tenho gengivite?

A gengivite pode ocorrer em qualquer idade, mas é mais comum entre os adultos. Se for detectada no seu estágio inicial, a gengivite pode ser revertida - portanto, visite seu dentista se notar qualquer um dos seguintes sintomas:
  • Gengiva vermelha, intumescida ou inchada, ou flácida.
  • Gengiva que sangra durante a escovação ou o uso do fio dental.
  • Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva.
  • Gengiva que se separam ou se afastam dos dentes, criando uma bolsa.
  • Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde.
  • Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival.
  • Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.




Como é tratada a gengivite?


  • Os primeiros estágios da gengivite, de modo geral, podem ser revertidos por meio da escovação e do uso de fio dental corretos. Uma boa saúde bucal ajudará a evitar que a placa se forme.
  • Uma limpeza profissional feita pelo seu dentista é a única forma de remover a placa que se formou e endureceu - o tártaro. Seu dentista fará a limpeza ou raspagem de seus dentes para remover o tártaro acima e abaixo da linha da gengiva. Se o seu problema for muito sério, pode-se realizar um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Este procedimento ajuda a suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana.

Com consultas regulares a seu dentista, o estágio inicial da doença pode ser tratado antes que se torne um problema muito mais sério. Se seu problema for mais grave, será necessário fazer um tratamento no consultório odontológico.




Exemplos da gengivite: 


Quais são os estágios da gengivite
Gengiva saudável - Gengiva saudável é firme e não sangra. Ela se acomoda ou insere perfeitamente ao redor dos dentes.
Quais são os estágios da gengivite


Gengivite - A gengiva levemente inflamada, pode parecer avermelhada ou inchada e pode sangrar durante a escovação.
Quais são os estágios da gengivite


Periodontite - A gengiva começa a se soltar e a se retrair dos dentes. Isto permite que a placa bacteriana se mova em direção às raízes, as fibras de sustentação e ao osso.
Quais são os estágios da gengivite


Periodontite avançada - As fibras de sustentação e o osso estão destruídos. Os dentes se tornam móveis e abalados e podem ter que ser removidos.











Deseja ter sua boca com Saúde, Economia e Qualidade?


Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br
   

      Faça o melhor plano             Odontológico do Brasil!





sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Escovar os dentes aumenta a autoconfiança




Escovar os dentes após cada refeição é uma parte regular da rotina de todos. É um grande investimento em si mesmo, não só para sua saúde bucal, mas também para sua autoconfiança. Quando você se sente bem com você mesmo, sua confiança aumenta em qualquer situação. Aqui estão algumas maneiras de como escovar os dentes pode levar a maior autoconfiança.



Deixe uma impressão duradoura com seu sorriso

Uma das primeiras coisas que as pessoas notam em você é seu sorriso. É uma coisa que todos temos consciência, quando você se sente bem quanto a seu sorriso automaticamente tem mais confiança em si mesmo. Então, você definitivamente deve fazer seu sorriso trabalhar por você fazendo da escovação uma parte regular da sua rotina. A fim de manter seu sorriso em dia, você primeiro deve começar com a escova de dente. Você só consegue uma boa escovação se usar uma escova de dente adequada a suas necessidades e recomendada pelo seu dentista.




Ter uma boa conversa começa com um hálito fresco

Não há nada mais embaraçoso que desagradar uma pessoa com quem você conversa com seu hálito não tão agradável. Quando você tem mau hálito, não só você fica envergonhado, como também fica menos propenso a falar algo quando a oportunidade perfeita aparece para compartilhar algum pensamento inspirado com seus amigos e colegas.
Existem muitas coisas que você pode fazer para efetivamente tratar seu hálito. Além de escovar os dentes toda noite, escovar sua língua pode ajudar a matar muitas bactérias que causam o mau hálito.



Ter uma boa rotina de cuidados dentais levará a grandes mudanças em sua saúde bucal e ajudará a aumentar sua confiança. Com um grande sorriso e um hálito limpo e fresco você estará pronto para sair pelo mundo.















Deseja ter Qualidade, Economia e Saúde em sua boca?



Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!












quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Adolescentes são mais ameaçados pelas cáries








A cárie, doença transmissível e infecciosa está cada vez mais presente na realidade da saúde bucal dos adolescentes brasileiros. Hoje, segundo estudo da UFSC (Universidade Federal de Santa Catariana) publicado na "Revista de Saúde Pública", 40% dos adolescentes do Brasil, de 15 e 19 anos, já perderam ao menos um dente e, em 93% das incidências, a cárie foi à responsável. 

A doença se caracteriza pela deterioração dos dentes provocada por bactérias acumuladas da má higienização e pela dieta inadequada (ingestão de açúcares - doces, balas, chocolates e refrigerantes), exposta na superfície dos dentes ela altera o pH da boca e causa fissuras nos dentes. "Evitar a ingestão de alimentos açucarados, limpar os dentes de maneira adequada (escovar as gengivas e língua), passar fio dental e usar pasta de dente com flúor, são as dicas mais eficientes para evitar a doença", explica Sidnei Goldmann, dentista especialista em implantondontia.






Confira as dicas de cuidados do especialista para manter a saúde bucal sempre em dia;

- Escove os dentes no mínimo duas vezes por dia.
- Faça a limpeza nos dentes após comer qualquer alimento, principalmente na escovação noturna que as bactérias são mais ativas, pois a salivação que ajuda na limpeza é menos intensa.
- Evite alimento que cotem açúcar.
- Tome cuidado com certos antibióticos.
- Fio dental ajuda evitar carie entre os dentes.
- Visite o dentista pelo menos duas vezes por ano para fazer limpeza da boca e aplicação de flúor.











Cuide bem da sua boca com mais economia e qualidade!


Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!







terça-feira, 2 de agosto de 2016

Como Usar Fio Dental?





O uso correto do fio dental remove a placa bacteriana e os alimentos nos lugares onde a escova não consegue chegar facilmente - sob a gengiva e entre os dentes. Como o acúmulo de placa pode provocar cárie e gengivite, usar fio dental diariamente é altamente recomendável.
Para aproveitar ao máximo o uso do fio dental, uso a seguinte técnica:
  • Enrole aproximadamente 40 centímetros do fio ao redor de cada dedo médio, deixando uns dez centímetros entre os dedos.
  • Segurando o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, deslize-o levemente para cima e para baixo entre os dentes.
  • Passe cuidadosamente o fio ao redor da base de cada dente, ultrapassando a linha de junção do dente com a gengiva. Nunca force o fio contra a gengiva, pois ele pode cortar ou machucar o frágil tecido gengival.
  • Utilize uma parte nova do pedaço de fio dental para cada dente a ser limpo.
  • Para remover o fio, use movimentos de trás para frente, retirando-o do meio dos dentes.






Que tipo de fio dental devo usar?

  • Fio de nylon (ou multifilamento)
  • Fio PTFE (monofilamento)
Existem no mercado fios dentais de nylon, encerados ou não, com uma grande variedade de sabores. Como esse tipo de fio é composto de muitas fibras de nylon, ele pode, às vezes, rasgar ou desfiar, especialmente se os dentes forem muito juntos. Embora mais caro, o fio de filamento único (PTFE) desliza facilmente entre os dentes, mesmo com pouco espaço, e não se rompe. Usados de maneira adequada os dois tipos de fio removem a placa bacteriana e os resíduos de alimentos.




Exemplos:



Como usar fio dentalComo usar fio dentalComo usar fio dental
Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos.
Siga, com cuidado, as curvas dos dentes.
Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva.








Deseja ter sua boca saudável com qualidade e economia?

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


         Faça o melhor plano                     odontológico do Brasil!!






















Como Os Adolescentes Podem Manter Dentes Saudáveis E Brilhantes?







A melhor maneira de se ter dentes saudáveis e um sorriso bonito é continuar com os bons hábitos de higiene bucal adquiridos na infância. Independentemente do uso de aparelhos ortodônticos, o importante é:
  • Escovar os dentes no mínimo três vezes ao dia usando um creme dental com flúor, para remover a placa bacteriana, que é a principal causa da gengivite e das cáries.
  • Usar fio dental diariamente para remover a placa bacteriana instalada entre os dentes e sob a linha da gengiva. Se a placa não for retirada diariamente, pode endurecer e formar o tártaro, uma substância amarelada e de aparência desagradável.
  • Limitar a ingestão de açúcar e alimentos que contém amido, principalmente os pegajosos (que grudam na superfície dos dentes).
  • Consultar o dentista periodicamente para um exame profissional detalhado e uma limpeza ou profilaxia.
Uma boca asseada e bem cuidada não somente prolonga a vida dos dentes como também faz o indivíduo se sentir bem, com hálito fresco e um sorriso mais bonito.



Sobre que assuntos especiais, relacionados com os dentes, os jovens deveriam estar informados?

Problemas dentários podem acontecer na adolescência e, infelizmente, eles realmente acontecem. Com mais informações sobre temas que afetam a saúde bucal, as escolhas se tornam mais fáceis.

    Resultado de imagem para Imagens de mulher escovando os dentes
  • Ortodontia  Muitos adolescentes e pré-adolescentes precisam usar aparelhos para corrigir os dentes mal posicionados ou muito juntos, e o mau alinhamento das arcadas. É mais difícil cuidar de dentes que não se ajustam bem. Esses dentes correm o risco de precisarem ser extraídos e causam um esforço extra nos músculos da mastigação. A avaliação de um Ortodontista poderá determinar se você precisa usar aparelho e qual o tratamento correto. O uso de aparelho exige uma escovação ainda mais rigorosa.



  • Protetores bucais —Se você pratica esportes, estes protetores são indispensáveis para proteger seu sorriso. Os protetores bucais geralmente cobrem os dentes superiores e são feitos para evitar que eles sejam traumatizados, que os lábios sofram cortes ou que outros possíveis danos ocorram na sua boca. Se você usar aparelho ortodôntico ou prótese na arcada inferior, seu dentista poderá sugerir que você também use um protetor para os dentes inferiores.



  •  Nutrição A alimentação tem um papel fundamental na sua saúde bucal. Os açúcares e amidos em muitos alimentos e bebidas contribuem para a formação da placa bacteriana, que destrói o esmalte do dente. Reduza a ingestão de lanches e refrigerantes. Cada vez que você consome alimentos e bebidas que contém açúcar ou amidos, os ácidos atacam seus dentes durante 20 minutos ou mais. A adoção de uma dieta equilibrada, baseada nos cinco grupos de alimentos, pode fazer uma grande diferença para a saúde de sua boca. Como lanche, escolha alimentos nutritivos, como, por exemplo, queijo, verduras cruas, iogurte natural ou frutas.





  • Fumo  Se você não fuma ou nem mastiga tabaco, resista e não comece com esses hábitos. Eles podem manchar seus dentes e gengivas, tornar mais forte a mancha do tártaro que se acumula nos dentes e produzir mau hálito, além de outros problemas de saúde. Com o passar do tempo, o fumo e o hábito de mastigar tabaco aumentam o risco de gengivite e câncer na boca. Se você faz uso do tabaco, informe seu dentista e seu médico e avise-o se houver qualquer problema bucal.




  • "Piercing" na boca   apesar da sua popularidade, este tipo de "piercing" pode causar complicações tais como infecções, sangramento incontrolável ou danos a um nervo. Você também corre o risco de engasgar com os pinos e argolas. As jóias de metal podem danificar seus dentes e sua gengiva. Se estiver pensando em fazer "piercing" oral, fale com seu dentista. Ele poderá ajudá-lo a fazer uma escolha mais segura.




  • Distúrbios alimentares —  a bulimia (comer demais e vomitar) e a anorexia (medo excessivo de ganhar peso que, muitas vezes, resulta em vômitos) são problemas graves de saúde que afetam diretamente a aparência dos dentes, corroendo o esmalte. O dentista pode corrigir o esmalte deteriorado, mas não pode tratar o distúrbio alimentar, que pode levar ate à morte e deve ser tratado com um psicólogo. Se você tem - ou acha que tem - um distúrbio deste gênero, fale com seu médico.




O que fazer para deixar meus dentes mais brancos?

Uma boa limpeza ou profilaxia, feita por seu dentista, remove a maior parte das manchas externas causadas pelos alimentos e pelo tabaco. O uso de um creme dental branqueador especial também pode ajudar a remover estas manchas até o momento da sua próxima consulta. Se seus dentes estiverem manchados há muito tempo, é possível que você tenha que fazer um tratamento profissional para branqueá-los.
As manchas internas podem ser branqueadas ou recobertas (coroa). Todos estes métodos são seguros e trazem bons resultados. Seu dentista poderá recomendar o tratamento apropriado que depende do estado dos seus dentes e dos resultados desejados.







Deseja fazer um Plano com segurança,tranquilidade e economia?

Faça já seu plano odontológico e cuide do seu sorriso
Ligue: (11) 3151-3151 ou Whatsapp 96031-1000
Acesse: www.amilzinhodental.com.br


Faça o melhor plano odontológico do Brasil!!